O papel das bibliotecas na vida digital: perspectivas e desafios tendo como exemplo a Biblioteca Estadual da Baviera (Bayerische Staatsbibliothek)

Palestrante: Dr. Klaus Ceynowa

Palestra
22 de março de 2010, às 14h30
Auditório Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional
Rua México s/n° – Centro
Com tradução simultânea
Entrada franca
Informações:
Goethe-Institut Rio de Janeiro
Biblioteca
Rua do Passeio, 62/2° andar – Centro
Tel.: 3804 8204 / 3804 8200
bibl@rio.goethe.org
“As bibliotecas modernas oferecem diretamente aos seus usuários serviços digitalizados e em rede em seus ambientes de trabalho e de estudo. Recursos eletrônicos múltiplos, serviços de informação digital e digitalizada, além de grandes “agregadores” como Google e WorldCat são disponibilizados diretamente no local de trabalho virtual. Quanto mais virtuais, mais invisíveis são os serviços da biblioteca: ela está presente em toda a parte, em tempo integral e em terminais múltiplos, cada vez mais móveis, embora a biblioteca desapareça em grande medida como unidade organizacional e funcional. Simultaneamente, seu papel como “lugar” sofre transformações: salas de leitura e locais de empréstimo deixam de ser determinantes para o perfil físico da biblioteca, tornando-se, sobretudo, um espaço de comunicação e de encontro cultural, que já não se assemelha a uma “biblioteca” tradicional.
Nos últimos anos, a Biblioteca Estadual da Baviera realizou de forma coerente a transição para uma biblioteca digital: digitalização em massa, preservação digital, parceria público-privada com o Google, assim como múltiplas redes em 3D, são apenas alguns dos pontos-chave. Eles visam sempre a disponibilização global dos recursos de informação únicos dessa biblioteca de pesquisa universal e reconhecida internacionalmente, contribuindo assim para a democratização do conhecimento. Ao mesmo tempo, a Biblioteca do Estado da Baviera se destaca como um agradável ambiente de trabalho para cientistas e estudantes e como local de eventos.
Por suas realizações, a Biblioteca do Estado da Baviera foi condecorada com o Prêmio Nacional de Bibliotecas como a “Biblioteca do ano”, em 2008. De forma exemplar, será apresentado na exposição o perfil de serviços da Biblioteca do Estado da Baviera, partindo de reflexões gerais sobre o futuro papel das bibliotecas na “vida digital” de seus usuários.”


Dr. Klaus Ceynowa
vice-diretor da Biblioteca Estadual da Baviera
     
 
Links relacionados:  A Biblioteca Estadual da Baviera em Munique (em alemão) (em inglês)