Criada por iniciativa do então diretor da Biblioteca Nacional, o escritor Eugênio Gomes, a Divisão de Música e Arquivo Sonoro foi implantada em 1952 e chefiada até 1990 pela bibliotecária e musicóloga Mercedes Reis Pequeno, que completou 90 anos de idade no dia 08 de fevereiro de 2011.
Dona Mercedes reuniu e trabalhou tecnicamente livros e partituras extraídos da coleção geral da Biblioteca Nacional e passou a atender usuários dessa coleção musical. Durante sua permanência à frente da Divisão de Música e Arquivo Sonoro, dona Mercedes organizou 38 exposições, muitas com edição de catálogos, e transformou a Divisão em um dos mais importantes acervos musicais existentes na América Latina, relevante para a investigação histórica e musicológica.
Para homenagear essa precursora da biblioteconomia brasileira, sempre lembrada com carinho e respeito por colegas e pesquisadores, a Biblioteca Nacional montou a exposição “Mostra 90 anos de Mercedes Reis Pequeno” na Divisão de Música e Arquivo Sonoro, no Palácio Gustavo Capanema, Rua da Imprensa, 16/3. andar, de 10 a 16h. Contato: dimas@bn.br
Fonte: http://www.bn.br/portal/index.jsp?nu_padrao_apresentacao=25&nu_item_conteudo=1377&nu_pagina=1