Rio –  A Biblioteca Pública do Estado, em reforma no Centro do Rio, vai ganhar um restaurante panorâmico com vista para a Avenida Presidente Vargas e para o Campo de Santana.
O espaço para refeições vai ficar no terceiro andar de um dos dois prédios anexos que estão sendo construídos. O outro novo edifício, será o centro administrativo. A obra será concluída em dezembro.
No mesmo prédio do restaurante, haverá também um auditório multiúso com capacidade para 200 pessoas e uma biblioteca especialmente para crianças.
O prédio principal teve a fachada e a estrutura originais — inclusive a cúpula — conservadas. No entanto, a biblioteca sofreu alterações na parte interna: ganhou novas divisões, com a construção de lajes e escadas, e modernas instalações elétricas e hidráulicas. Um lago ficará entre o espaço principal e os anexos.
O investimento da obra foi de R$ 43 milhões. Todo o procedimento de execução obedece a normas de construção sustentável. As instalações elétricas são com lâmpadas de baixo consumo e foram instalados sistemas de reaproveitamento da água da chuva.
Além disso, será usada energia solar no complexo, o que significará uma economia de 15% nos gastos com luz em toda a biblioteca.
A reforma segue o projeto de transformar as bibliotecas em espaços mais atraentes.
A primeira a seguir o modelo foi implantada em Manguinhos. Depois, em Niterói e na Rocinha. Nesses espaços, além de videotecas, há salas para computadores e música em aparelhos de MP3.
A acessibilidade na Biblioteca do Estado também vai seguir os padrões implantados nas outras: haverá rampas e elevadores para idosos e portadores de necessidades especiais.
Fonte: O Dia. Por Christina Nascimento. 29.08.2012