O Movimento Abre Biblioteca Rio surgiu a partir de inquietações de várias pessoas que há muito tempo estão acompanhando os cortes de recursos destinados para bibliotecas, museus e outros equipamentos culturais do Rio de Janeiro.
O estopim do movimento foi uma indignação coletiva com o fechamento parcial do horário de atendimento das bibliotecas públicas (conhecidas como bibliotecas-parques) no Estado do Rio de Janeiro.
Desta forma, um grupo de pessoas composto por estudantes, professores, servidores públicos e privados, leitores, jornalistas, entre outros, se juntou e iniciou o Movimento.
O Abre Biblioteca vai muito além de uma abertura maior do horário de funcionamento das bibliotecas, mas sim uma abertura de investimentos, abertura de diálogo maior com o governo que tem feito restrições orçamentárias severas nas bibliotecas, uma abertura de participação da sociedade civil em prol de um benefício comum a toda população, a abertura de concursos públicos para evitar a precarização dos serviços prestados por empresas terceirizadas.
Clique aqui e assine a petição pública “Contra os cortes financeiros nas bibliotecas-parque”.
Para saber mais sobre o Movimento Abre Biblioteca Rio acesse o site oficial.