Nesta semana está acontecendo a VIII Semana de Integração dos Estudantes de Biblioteconomia (SIEB) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
A SIEB é um evento com atividades totalmente gratuitas organizada anualmente pelo corpo discente da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, este ano traz como tema Biblioteconomia em Tempos de Revolução Tecnológica . Entre as atividades desta edição está a apresentação de trabalhos, exibição de filmes, mesas redondas, minicursos, oficinas e palestras com a presença de docentes da UNIRIO, UFRJ, UFF, assim como profissionais da área de Tecnologia e Ciência da Informação.
Alpina Rosa, Presidente da REDARTE/RJ e Jeorgina Gentil, Presidente da APCIS estiveram na mesa e divulgando sobre o movimento associativo e relataram a diferença entre os Conselhos Regionais, as associações e os sindicatos, cabendo a cada uma delas competências e atividades diferenciadas, mas sempre voltados ao profissional em biblioteconomia.
No Rio de Janeiro, há 4 associações de classe (APCIS, GIDJ, REDARTE, CBIES) o conselho regional e o sindicato, sendo que o CBIES/RJ encontra-se inoperante no momento.
APCIS/RJ é uma Associação sem fins lucrativos e tem como principal objetivo a interação de todos aqueles que exercem uma função relacionada com a informação dentro da área de ciências da saúde. Desde a sua criação em 1969 até os dias de hoje a APCIS/RJ vem atuando na capacitação e atualização dos profissionais que atuam na área (Bibliotecários, Arquivistas, alunos de graduação de Biblioteconomia e Arquivologia e demais profissionais da área de informação), através de palestras, cursos, workshops, oficinas, rodas de conversa etc.
O GIDJ/RJ tem como missão congregar Bibliotecários/ Documentalistas, Arquivistas, Advogados e outros profissionais que militem e/ou tenham interesse na área de informação e documentação jurídica no Estado do Rio de Janeiro; estimular o trabalho cooperativo, os compartilhamentos, as redes e as parcerias, incentivar o intercâmbio de experiências e organizar e promover cursos, seminários, eventos e palestras. A nova Diretoria Executiva, eleita em julho de 2016, tem como proposta manter o fervor e a participação dos profissionais da área jurídica nos projetos e eventos organizados (como Reunião Técnica, Ciclo de Palestras, FeiraJur, etc) e apoio em outros eventos afins. Um dos principais objetivos é o aumento no número de instituições e profissionais participantes, e integrar os estudantes às atividades, já que são eles o futuro da Biblioteconomia jurídica no país”.
A REDARTE/RJ vem promovendo, há 20 anos, eventos nas áreas de Arte e Biblioteconomia, congregando profissionais, estudantes e usuários de unidades de informação. A REDARTE potencializa o compartilhamento e a cooperação e tem como missão promover o acesso e uso da informação na área de Arte, contribuindo para o estudo e a pesquisa, além de fomentar a cultura.
Segundo Alpina, nesta gestão ano, pretendemos reformular o site, organizar um novo diagnóstico das bibliotecas da rede e estudo de usuários, visando o planejamento estratégico, ampliar a oferta de serviços, como consultorias e organização de acervos.
Alpina destacou a parceria do Conselho com as associações. O Conselho cedeu uma sala que hoje abriga a REDARTE/RJ e o GIDJ.
Ao final elas apresentaram um vídeo que ilustra bem a importância do movimento associativo.
Publicado em: 21/09/2016