No Centro de Convenções na cidade Vitória, ES aconteceu no dia 02 de outubro de 2019, a segunda edição do Fórum de Bibliotecas de Arte, evento paralelo do 28º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação (CBBD 2019) organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).
Promovido pela REDARTE/RJ, o Fórum teve como tema Bibliotecas de Arte para todos: o acesso à informação em arte. Na mesa de abertura composta pela Presidente da FEBAB, Adriana Cybele Ferrari, a Presidente da REDARTE/RJ, Denise Maria da Silva Batista e o Vice-Presidente da REDARTE/RJ, Carlos Alberto Della Paschoa. Nesta edição 12 trabalhos foram aprovados. Sendo que foram 08 trabalhos apresentados sendo 05 Comunicações Orais:- Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal: uma biblioteca na Cinelândia, RJ –Alpina Gonzaga Martins Rosa; Desenvolvimento de vocabulários controlados para obras culturais: a Pinacoteca de São Paulo e o Getty Research Institute: relato de experiência – Isabel C.Ayres da Silva Maringelli; Livros e arte que falam por si: a formação da Biblioteca de Mario Zanini –. Lauci Bortoluci Quintana; Objetos artísticos em bibliotecas de arte: a experiência da Biblioteca da ECA/USP –Marina Marchini Macambyra; Os museus do Maranhão: estratégia de difusão de informação na web dos espaços museais na ótica da Cibermuseologia –Maurício José Morais Costa. E 03 Pôsteres apresentados: A busca da qualidade na biblioteca especializada de arte – Ana Claudia Borges Campos; Ação Cultural na biblioteca universitária: atividades e propostas do Sistema de Biblioteca da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI-UEFS) e da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) –Rejane Maria Rosa Ribeiro; Estudo de usos e usuários: Centro de Documentação do Museu de Arte da Pampulha – Nicole Marinho Horta.
Neste ano, a conferencista internacional do Fórum foi a Prof. Dra. Ana Liza Bugnone da Universidade Nacional de La Plata que apresentou a palestra “Acessibilidad y democratización de la información en arte: los archivos de artistas”. Ana ressaltou a importância de dar continuidade às discussões e reflexões com vistas a divulgar e contribuir para a implementação da Agenda 2030.
Destacamos a parceria do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, um parceiro fundamental, ao contribuir decisivamente para o sucesso de inúmeros eventos da Rede.
O Relatório do 28º CBBD (2019) contendo informações sobre II Fórum de Bibliotecas de Arte você encontra aqui.
Publicado em 21.10.2019