Em 2019, o Museu de Arte do Rio iniciou um projeto de fortalecimento, realizado com apoio financeiro do BNDES, que contemplou diversas áreas do museu. A iniciativa possibilitou, entre várias ações, a aquisição de novos sistemas de catalogação e pesquisa para gerenciar os três acervos da instituição: bibliográfico, documental e museológico.

Biblioteca e Centro de Documentação do MAR

O acervo bibliográfico migrou para a plataforma Sophia, que agora gerencia as informações de toda a coleção de livros do MAR. Também utilizado pela Biblioteca Nacional, o sistema garante mais detalhes e especificações de catalogação sobre a obra. Para realizar a migração, uma equipe de profissionais especializados foi contratada para executar o serviço durante quatro meses. A nova plataforma permite a livre consulta, além do cadastro de usuários, que viabiliza o relacionamento entre a equipe MAR e o público e oferecendo serviços como consulta detalhada de acervo, reservas e avaliações.

De acordo com a bibliotecária Karen Merlim, responsável por coordenar a transição de sistema, o ponto alto do Sophia é a sua interface. “O sistema está disponível em cinco idiomas e pode ser consultado por pessoas de todo o mundo. Isso ajuda o pesquisador, a equipe interna e curadores que precisarem de algum material, seja da coleção corrente ou de livros raros e de artistas presentes no acervo”, relata.

A coleção de cerca de 7 mil arquivos e documentos do MAR, como fotografias, cartões-postais e cartas históricas também foram migrados para uma nova plataforma, In Doc Gestão de Patrimônio Documental, que pode ser acessada junto à Coleção museológica.

> Clique aqui para consultar o sistema.

Fonte: Site do MAR
Publicado em 28.02.2020