Ontem (20.06) à noite a escritora e jornalista Nélida Piñon, ocupante da cadeira 30 que pertenceu a Aurélio Buarque de Holanda na Academia Brasileira de Letras (ABL), autoridades e convidados estiveram reunidos em um momento muito raro para o Brasil e a Espanha. Foi inaugurada a Biblioteca Nelida Piñon, do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro que teve a incorporação da biblioteca particular da catedrática. Obras acumuladas ao longo de mais de 60 anos de carreira, formando um acervo com aproximadamente 7.000 documentos.
Além de um rico e vasto acervo em artes, a biblioteca conta com obras herdadas da lexicógrafa Elza Tavares, bem como, destaca-se a coleção Galícia, que reúne documentos da cultura e literatura da região espanhola de onde vem a família da escritora.
Nós da REDARTE/RJ somos gratos e estamos imensamente felizes em desenvolver projeto em conjunto com o Instituto Cervantes para o tratamento documental e catalográfico da biblioteca da Nélida Piñon e será disponibilizado no catálogo coletivo da Rede de Bibliotecas do Instituto Cervantes (RBIC).
Publicado em: 21.06.22
Fotos: Leandra de Oliveira e Alpina Rosa.