De 01 a 04 de outubro de 2019.
Local: Centro de Convenções de Vitória, Vitória, ES,
Tema: Desigualdade e Democracia: qual é o papel das bibliotecas?
Organizado pela Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).
Link: https://www.arquivofebab.com/cbbd2019
II FÓRUM DE BIBLIOTECAS DE ARTE
Dia 02 de outubro de 2019 – Auditório: Sala das Andorinhas
O II Fórum das Bibliotecas de Arte promovido pela Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte – REDARTE/RJ ocorreu no dia 02 de outubro de 2019, teve como tema “Bibliotecas de Arte para todos: o acesso à informação em arte” com a proposta de discutir O papel das instituições de informação em Arte (bibliotecas, centros de documentação, museus e centros culturais) na promoção e difusão do patrimônio documental cultural e artístico e no estabelecimento de políticas de ação cultural. O papel educativo e inclusivo das Bibliotecas de Arte, de seus profissionais e dos espaços de Arte (bibliotecas, museus, centros culturais, escolas de arte etc).
Destacamos a parceria do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, um parceiro fundamental, ao contribuir decisivamente para o sucesso de inúmeros eventos da Rede.
Comissão Organizadora do Fórum de Bibliotecas de Arte:
Denise Maria da Silva Batista – Presidente
Alpina Rosa
Carlos Alberto Della Paschoa
Eliane Vieira da Silva
Elisete Melo
Marisa Colnago
Mary Komatsu Shinkado
PROGRAMAÇÃO
Mesa de Abertura – Adriana Cybele Ferrari (Presidente da FEBAB), Isabel Ayres da Silva Maringelli (IFLA, Art Libraries Section), Denise Maria da Silva Batista (Museus Castro Maya – Presidente da REDARTE/RJ), Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes RJ – Vice-Presidente da REDARTE/RJ).
Palestras
Palestra 1 – Conferência “Acessibilidad y democratización de la información en arte: los archivos de artistas”.
Palestrante: Dra. Ana Liza Bugnone.
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Nacional de La Plata (UNLP) e Licenciada em Sociologia pela Faculdade de Humanidades e Ciências da Educação (FaHCE) pela mesma Universidade. Obteve duas bolsas de doutorado e uma de pós-doutorado do CONICET. É Professora Adjunta (a cargo) da Cátedra Cultura e Sociedade da FaHCE, UNLP. Ministra o seminário de graduação de História da Arte Latino-americana Contemporânea para a Universidade de Leiden (Holanda) na UNLP, os seminários de pós-graduação “Introdução à Investigação em Ciências Sociais” e “Estudos Sociais da Arte” no Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais e “Cultura Argentina” na Especialização ELSE da UNLP. Integra o Projecto de Incentivos com lugar de trabalho no Instituto de Investigações em Humanidades e Ciências Sociais (UNLP – CONICET) e forma parte da Área de Estudos Políticos Latino-americanos, onde coordena a Subárea “Arte, estética e política”. Colabora com o Núcleo de Sociologia da Arte e de Práticas Culturais daa Faculdade de Ciências Sociais da Universidade do Chile e forma parte do Centro de Arte Experimental Vigo. Dirigiu um projeto abonado na Universidade de Harvard (Estados Unidos), o Program for Latin American Libraries and Archives, para trabalhar com o arquivo de E. A. Vigo, e é Responsável Acadêmica da coleção digital do mesmo artista no projeto ARCAS da Biblioteca da FaHCE.
Apresentação de Trabalhos
Comunicações Orais
Acessibilidade e Informação: a deficiência visual e as bibliotecas de arte – Lucas Alberto Miranda.
Biblioteca do Centro Cultural Justiça Federal: uma biblioteca na Cinelândia, RJ – Alpina Gonzaga Martins Rosa, Klara Martha Wanderley Freire, Jaqueline da Silva Lima e Fernanda de Moura Caban.
Desenvolvimento de vocabulários controlados para obras culturais: a Pinacoteca de São Paulo e o Getty Research Institute: relato de experiência – Isabel Cristina Ayres da Silva Maringelli e José Fernando Modesto da Silva.
Livros e arte que falam por si: a formação da Biblioteca de Mario Zanini – Lauci Bortoluci Quintana.
Objetos artísticos em bibliotecas de arte: a experiência da Biblioteca da ECA/USP – Marina Marchini Macambyra, Sarah Lorenzon Ferreira e Alessandra Vieira Canholi Maldonado
OS MUSEUS DO MARANHÃO: estratégias de difusão da informação na web dos espaços museais na ótica da Cibermuseologia – Maurício José Morais Costa, Donny Wallesson dos Santos, KKautenys Guedes Cutrim e Conceição de Maria Belfort de Carvalho.
Pôsteres
A Busca da Qualidade Na Biblioteca Especializada de Arte – de autoria de Marcelo Calderari Miguel; Ana Claudia Borges Campos Borges Campos.
Ação cultural na biblioteca universitária: atividades e propostas do Sistema de Biblioteca da Universidade Estadual de Feira de Santana (SISBI-UEFS) e da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) – de autoria de Suely Santana; Rejane Maria Rosa Ribeiro; Maria José Serrão Nunes; Silvana Reis Cerqueira; Manoelita Maria dos Santos.
Estudo de usos e usuários: Centro de documentação Do Museu de Arte da Pampulha – de autoria de Nicole Marinho Horta; Dalba Roberta Costa de Deus.
Mediação: Isabel Ayres da Silva Maringelli (IFLA, Art Libraries Section).