Literatura infantil em hospitais: relato de experiência
por Selma Crespo Alves
Atualmente participo como voluntária, do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, no Instituto Fernandes Figueira, subordinado à Fundação Oswaldo Cruz (PBVH – IFF –FIOCRUZ).
Como funciona: “A mediação de leitura para bebês, crianças, jovens e seus acompanhantes é feita por uma equipe de voluntários nos diversos espaços do IFF – na Sala de Leitura, nos Ambulatórios e nas Enfermarias. São utilizados livros de literatura infantil e juvenil, priorizando a escolha da criança e do adolescente. Nas enfermarias a leitura é feita individualmente, em cada leito, respeitando as restrições de contato e cuidados especiais”. http://www.bibliotecavivaemhospitais.com.br/
Como voluntários assumimos o compromisso de disponibilizar um mínimo de duas horas e meia por semana para a mediação, como também comparecer mensalmente às reuniões de reciclagem e treinamento.
Resumindo, poderia concluir que continuo fazendo o que gosto, que é trabalhar com livros e ler. Só que agora a leitura é em voz alta e para um público prá lá de especial.
Boa tarde!
Como faço para me tornar um voluntário na leitura para crianças no IFF?
Obrigado!
Prezado Gustavo,
Entre em contato com o Instituto Fernandes Figueiras para obter mais informações (21) 2554-1700.
Bom dia. Me chamo Mariane e são 2:38 da manhã e estou com um desejo de ser voluntária para leitura com crianças,por favor me explique como posso ajudar e fazer parte. Ps: já fiquei muito tempo internada em hospital e seo o quanto uma companhia é importante.
Prezada Mariane,
Entre em contato com o Instituto Fernandes Figueiras para obter mais informações (21) 2554-1700.
Para saber mais sobre o projeto http://www.ippmg.ufrj.br/index.php/2014-11-25-17-33-45