Literatura infantil em hospitais: relato de experiência
por Selma Crespo Alves

Atualmente participo como voluntária, do Projeto Biblioteca Viva em Hospitais, no Instituto Fernandes Figueira, subordinado à Fundação Oswaldo Cruz (PBVH – IFF –FIOCRUZ).
Como funciona: “A mediação de leitura para bebês, crianças, jovens e seus acompanhantes é feita por uma equipe de voluntários nos diversos espaços do IFF – na Sala de Leitura, nos Ambulatórios e nas Enfermarias. São utilizados livros de literatura infantil e juvenil, priorizando a escolha da criança e do adolescente. Nas enfermarias a leitura é feita individualmente, em cada leito, respeitando as restrições de contato e cuidados especiais”. http://www.bibliotecavivaemhospitais.com.br/
Como voluntários assumimos o compromisso de disponibilizar um mínimo de duas horas e meia por semana para a mediação, como também comparecer mensalmente às reuniões de reciclagem e treinamento.
Resumindo, poderia concluir que continuo fazendo o que gosto, que é trabalhar com livros e ler. Só que agora a leitura é em voz alta e para um público prá lá de especial.