Nesta quarta-feira (28.01.16) tomou posse a 6ª gestão da REDARTE/RJ no auditório do Centro Cultural Justiça Federal, que contou com a presença da fundadora da REDARTE/RJ, Helena Ferrez, representante do Conselho Regional de Biblioteconomia da 7ª Região, representante do Sindicato de Bibliotecários, representantes das associações: GIDJ, APCIS e representantes das empresas parceiras e demais autoridades, familiares, convidados, diretores de bibliotecas, bibliotecários.
Ao final o evento foi abrilhantado com o Sarau “Não me leve a mal, hoje é Carnaval”, com as contadoras Sonia e Cleo.
A Presidente reeleita, Alpina Rosa, apresentou os novos membros da rede e fez o seu discurso de posse que transcrevemos abaixo.
“Boa noite! Muito obrigada pela presença de todos, pelo carinho.
Agradeço primeiramente aos membros da diretoria anterior, pelos momentos compartilhados e pelo empenho de cada um com a Associação.
Agradeço mais uma vez ao Centro Cultural Justiça Federal pelo acolhimento e pelo apoio à REDARTE. É uma honra poder trabalhar numa instituição que valoriza a Biblioteca e abraça a presidência da REDARTE.
Obrigada a Mary pelo relato que mostrou que estamos no caminho certo, obrigada a Klara, meu braço direito aqui no CCJF.
Agradeço aos membros da Redarte pelo voto de confiança, por mais uma oportunidade que me foi de trabalhar em prol do movimento associativo, dando continuidade à gestão anterior.
A nova diretoria está muito bem equilibrada, contando com representantes de bibliotecas de museus, de centros culturais e de instituições de ensino. Temos o privilégio de contar com uma Diretoria de primeira linha.
Convido os membros da Gestão 2016-2017 para vir à frente.
Presidente: Alpina Gonzaga Martins Rosa (CCJF)
Vice-Presidente: Denise Maria da Silva Batista (Museus Castro Maya)
Primeira Secretária: Mary Komatsu Shinkado (MNBA)
Segunda Secretária: Fátima Andrade Campos Borges (Museu do Paço)
Primeira Tesoureira: Eliane Vieira Silva (MHN)
Segunda Tesoureira: Angela Albuquerque de Insfrán (UFF)
Conselho Fiscal:
Carlos Alberto Della Paschoa (Instituto Cervantes)
Cláudia Aragon (ESPM)
Isaura Lima Maciel Soares (Museu do Folclore)
É com muito orgulho que apresento esta Diretoria, composta por profissionais que voluntariamente estão dispostos a doar tempo e talento ao movimento coletivo e manter este trabalho vivo!
Entusiasmo, dedicação e coragem não nos faltarão.
Que Deus nos ilumine e guie nossas ações nesta desafiadora missão.
Neste momento histórico, não posso deixar de lembrar do inicio da REDARTE.
A Redarte iniciou suas atividades no ano de 1995 com 11 instituições participantes. Foi idealizada por Solange Zúñiga e Helena Ferrez, ambas da FUNARTE. Teve crescimento gradativo e hoje é formada por 30 unidades de informação, das esferas pública, privada e de economia mista.
Ao longo desses 20 anos a REDARTE viveu gestões marcantes e sempre defendeu os interesses dos seus associados. Fomenta o contato entre profissionais da informação e a aproximação de instituições que possuem acervo relevante em Arte e Cultura. Organiza eventos, com o intuito de capacitar profissionais da informação; dissemina fontes de pesquisa e divulga o trabalho realizado pelas bibliotecas.
No dia da eleição nós brincamos dizendo que vamos ter Bis, porque parte da Diretoria foi reeleita, mas na verdade a reeleição torna nossa responsabilidade maior, porque teremos que dar continuidade aos projetos iniciados e ainda inovar. Não temos mais a desculpa da falta de experiência, mas o que nos tranqüiliza é justamente a experiência adquirida e saber que não estamos sozinhos, fazemos parte de uma Rede que se sustenta nos pilares cooperação, colaboração e compartilhamento.
Assumir a Presidência da REDARTE é ao mesmo tempo uma oportunidade e um compromisso.
Oportunidade de aprender, aprimorar conhecimentos científicos, tácitos e ampliar relacionamentos, o networking.
Compromisso porque o trabalho associativo requer muita dedicação e comprometimento.
Considero que Comprometimento é um dos maiores desafios no trabalho associativo, pois requer, principalmente da liderança, especial empenho em busca do envolvimento, ao influenciar e motivar o profissional a trabalhar em prol do movimento colaborativo, e continuar defendendo esta profissão para que a sociedade receba serviços e produtos de informação que contribuam para o exercício da cidadania.
Teremos nessa gestão, dois grandes eixos de atuação:
- a ampliação de serviços aos associados e
- a interiorização da Rede.
Daremos continuidade aos projetos iniciados na gestão anterior, ampliando a atuação da REDARTE para que ela cresça no estado do Rio de Janeiro, e se prepare para futuramente se expandir em âmbito nacional.
Neste sentido, propomos:
- Estreitar o relacionamento com os associados, criando uma agenda de visitas às bibliotecas, inclusive no interior do Estado,
- Ampliar o número de adesões e viabilizar parcerias,
- Reformular o site,
- Organizar um novo diagnóstico das bibliotecas da rede e estudo de usuários, visando nosso planejamento estratégico,
- Ampliar a oferta de serviços, como consultorias e organização de acervos,
- Promover mais cursos e palestras em parceria com as demais associações de classe,
- Realizar o 5º Seminário de Informação em Arte em 2017.
Adotaremos um posicionamento voltado para resultados, avançando na defesa da Cultura, das bibliotecas e dos bibliotecários que exercem uma tarefa indispensável para qualquer sociedade preocupada com a cidadania.
Mas, temos carência de políticas públicas voltadas às bibliotecas. Políticas públicas que nos permitam cobrar dos gestores, tanto de iniciativas privadas como públicas, compromisso com a informação, com o papel educacional, cultural e de formação que a biblioteca possui. Políticas públicas que garantam o exercício profissional, valorizando o seu papel junto à sociedade.
E nós, bibliotecários, precisamos unidos continuar defendendo esta profissão ao fortalecer o movimento coletivo, pois no trabalho em grupo alcançamos vitórias que seriam impossíveis de conquistar sozinhos.
Ainda há muito por fazer e todos nós podemos dar a nossa parcela de contribuição.
Gosto muito desta citação de Eclesiastes:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só;
pois, caindo, não haverá outro que o levante.
E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão;
e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.” (Eclesiastes 4:9-12)
Enfim, a REDARTE potencializa o comprometimento e a colaboração, agregando bibliotecas que defendem o acesso à informação e que são dirigidas por profissionais que trabalham com amor!
Buscaremos honrar aos que nos precederam, usufruir das conquistas, aprender com os erros e planejar nosso futuro.
Espero contar com o apoio de todos vocês, amigos da REDARTE. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para o crescimento da Rede.
Encerro agradecendo a Deus por esta oportunidade, submetendo esta gestão ao Deus Soberano porque sem Ele nada podemos fazer.
Muito obrigada.
Alpina Rosa
Presidente REDARTE/RJ (2016-2017)
Confira os momentos da cerimônia de posse aqui.
Publicado em 28.01.2016