O Google Editions, serviço de venda de livros digitais da empresa, estreará em junho de 2010. A informação foi dada por Amanda Edmonds, diretora de parcerias estratégicas do Google, na conferência TOC, Tools of Change for Publishing, em Frankfurt.

Segundo ela, um dos pontos fortes do programa é que, uma vez comprado, o e-book vai para uma “cloud library” (uma biblioteca na “nuvem”), que poderá ser acessada de qualquer equipamento – laptops, smartphones ou e-readers – com acesso à web. “Todos os livros estarão numa mesma biblioteca, não importa onde você o tenha comprado ou onde o queira ler”, afirmou Amanda. E uma vez que o livro tenha sido acessado em um aparelho, será possível lê-lo offline.

Para a diretora, “existe uma gama muito complexa de opções para o consumidor hoje. Nosso conceito é que isso deveria ser livre: o consumidor não deveria ser obrigado a escolher um aparelho, um software e uma loja”.
O Google Editions prevê três modelos de negócios: o consumidor pode comprar um e-book via Google Books, em uma loja online parceira ou direto no site da editora. O pagamento será dividido entre a editora, o Google e a loja (quando houver).
Amanda disse ainda que as negociações quanto à divisão dos valores estão apenas no começo, e acrescentou que o Google poderia dar descontos nos países onde isso é permitido, mas que esses descontos nunca sairiam da parte da editora, e sempre dos rendimentos do próprio Google.
Segundo a diretora, o Google “definitivamente” está interessado em fazer parcerias com os fabricantes de leitores eletrônicos, os e-readers, mas acrescentou que “duvida” que o Kindle “embarque nessa”.
Fonte: http://imasters.uol.com.br/noticia/14627/mercado/google_editions_entra_no_ar_em_junho_de_2010