O Museu Histórico Nacional lançou nesta quinta-feira (09/07/20) a terceira entrevista com a Eliane Vieira, bibliotecária responsável pelo Núcleo de Acervo Bibliográfico do Museu Histórico Nacional.
Em formato de podcast no perfil Spotify neste episódio “Museus e Histórias”, a convidada de hoje conta sobre a história da Biblioteca do MHN que tem sob sua guarda obras datadas desde o século 16, com 65 mil itens no acervo.
Ela ressalta que atualmente estão organizando um catálogo de obras raras da coleção de numismática com imagens e informações completas.
Destaca também a importância da Biblioteca do MHN integrar a REDARTE/RJ:
“A Redarte, que congrega 30 bibliotecas no Rio e Niterói, é a porta de muitas realizações e neste ano completa 25 anos de atuação ininterrupta. Através de um projeto apoiado pela campanha de Matchfunding do BNDES no ano passado, a Redarte vai ampliar seus canais de apoio aos usuários, reunindo em uma plataforma informações sobre o acervo bibliográfico de quatro instituições no Rio de Janeiro: a Fundação Casa de Rui Barbosa e três museus ligados ao Ibram: os Museus Castro Maya, o Museu Nacional de Belas Artes e o nosso Museu Histórico Nacional. Posteriormente, todas as bibliotecas ligadas à Redarte que tiverem interesse serão inseridas. Assim, os pesquisadores poderão localizar com facilidade em quais bibliotecas da rede o acervo desejado se encontra. Não é o máximo?”
Acesse transcrição da entrevista.
Foto: Site MHN