Biblioteca Noronha Santos. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Biblioteca Noronha Santos. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

Rua da Imprensa, 16 – sala 916 – Palácio Gustavo Capanema
20030-120 Rio de Janeiro-RJ
Tel. +55 21 2215-5573 / 2215-5276
Fax: +55 21 2215-5069
bns.pgc@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br

Histórico:
Criada em 1936 por Rodrigo Mello Franco de Andrade, a Biblioteca do Patrimônio teve o núcleo inicial de sua coleção planejado pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, colaborador antigo do Patrimônio Histórico. Em 1954, passa a chamar-se Noronha Santos em homenagem ao historiador Francisco Agenor Noronha Santos, também colaborador assíduo da instituição.

Acervo:
Como biblioteca central do IPHAN, seu acervo, com cerca de 20.000 itens, é considerado incomparável em sua especialização. Possui obras únicas para o estudo da Arquitetura e Urbanismo, História da Arquitetura, História da Arte, História do Brasil – notadamente do Rio de Janeiro – Arqueologia, Museologia e Patrimônio (Arquitetônico, Natural, Religioso, Histórico). Possui relatos de viajantes estrangeiros ao Brasil durante o período colonial e o império em edições originais, assim como álbuns iconográficos de Debret, Rugendas, Victor Frond e outros.

Além de obras sobre Arquitetura clássica, conta também com grande material bibliográfico sobre os arquitetos contemporâneos como: Le Corbusier, Frank Lloyd Wright, Mario Botta, Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, Eduardo Reidy, Lina Bo Bardi, Carlo Scarpa e muitos outros. Alguns periódicos se destacam na coleção da BNS: Almanaque Laemmert, Renascença, Kosmos, Revista Municipal de Engenharia, Arquitectura Viva e Revista do IHGB.

Dentro do assunto Patrimônio, a BNS apresenta legislação, ensaios, guias de bens culturais, recomendações da UNESCO e várias teses e dissertações, não só dos técnicos da casa, como também dos muitos pesquisadores que utilizam seu acervo durante a elaboração de suas monografias.

Público:
O acervo da BNS destina-se, primeiramente, aos técnicos do IPHAN para a realização de seus trabalhos e pareceres, mas também está disponível a usuários externos, que são, basicamente, universitários, mestrandos e doutorandos e demais pesquisadores das várias especialidades do nosso acervo. Os usuários contam com orientação e levantamento bibliográfico. É facultada a consulta à Internet.

Serviços ao usuário:
O empréstimo é permitido somente aos funcionários ou entre bibliotecas.

Horário de atendimento:
Segunda, quarta e sexta-feira, das 12:30 às 16:30h
Terça e quinta-feira, das 10:30 às 14:30h.

Leave a Reply